quinta-feira, outubro 26, 2006

Mostra Internacional de Cinema - Parte 1

Um pouco atrasado mas alguns comentários de filmes vistos na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo:

Fonte da Vida (The Fountain, 2006) - Filme complexo, daquele tipo que deve ser visto mais de uma vez para sua total compreensão (pelo menos para minha compreensão). Isso quer dizer que eu não entendi nada do filme? Não. Deu para pegar a mensagem principal que quer mostrar que a morte não é o fim e várias de suas metáforas filosóficas. Mas eu não peguei todas as ligações entre as 3 histórias que compõe o longa (e todos os significados da história que se passa no espaço). Mas apesar disso o filme é bom e merece ser visto pelo menos uma vez. De qualquer jeito, no futuro pretendo assistí-lo de novo para tentar pegar todas as suas mensagens e ter uma opinião melhor formada sobre ele.

O Crocodilo (Il Caimano, 2006) - Filmes que mostram os bastidores de uma filmagem cinematográfica me agradam bastante (o que me lembra que preciso assistir A Noite Americana e Fellini 8 1/2), talvez por eu ter o sonho de ser um cineasta. Um que eu gosto bastante e não é muito conhecido é O Retorno de Sweetback, filme que mostra o começo da blaxploitation com a filmagem do longa Sweet Sweetback's Baadasssss Song no começo dos anos 70. Esse O Crocodilo também segue essa linha e novamente é um filme que me agradou. Mas enquanto na maior parte do filme o humor é um elemento que acompanha o drama, as cenas finais do filme tem uma mudança de tom que não me agradaram, deixando de lado a comédia dramática e partindo para algo mais sombrio, quando o diretor impõe sua visão política. Na minha opinião um deslize, mas que não chega a prejudicar o filme, que é muito bom.

O Ilusionista (The Illusionist, 2006) - Procurando Nemo e O Espanta Tubarões. Formiguinhaz e Vida de Inseto. Armageddon e Impacto Profundo. Eu lembro de ter lido uma repostagem uma vez que explicava o motivo de aparecerem filmes com temas iguais na mesma época, mas infelizmente não lembro o motivo. Agora aparecem dois filmes com mágicos: O Grande Truque e esse O Ilusionista, que tinha tudo pra ser um grande filme. E começa bem, pois tudo está muito bem feito: a fotografia, a reconstrução de época, os atores estão bem (não esperava menos do Edward Norton e do Paul Giamatti, atores que gosto bastante), a trilha sonora é boa, o filme prende a atenção, mas... tudo parece caminhar para um final óbvio, e é o que acaba acontecendo. E esse final óbvio e manjado é ruim e acaba prejudicando o filme num todo, caso que me lembrou do filme A Vila. O filme não é um desastre, mas não é bom. Agora é assistir O Grande Truque pra ver se pelo menos um dos dois filmes de magia agrada.

Outros filmes que já vi e comentarei em breve: O Labirinto do Fauno, Os Infiltrados, Summer Palace e Infância Roubada.

1 Comments:

At 12:44 AM, Blogger crazywolf said...

Só pra concordar com o parecer do maniac quanto ao Ilusionista. Fazia tempo que eu não via um filme tão bem feito tão ruim. Puta bosta.

 

Postar um comentário

<< Home