sexta-feira, outubro 27, 2006

Xenosaga

Começarei dizendo que esse foi um dos jogos que mais tive expectativas em jogos de RPG e que inicialmente a superou, mas infelizmente suas continuações deixaram muito a desejar.

O Xenosaga é uma "continuação" no futuro do jogo Xenogear. Apesar dos personagens serem diferentes, muitos conceitos e "descendentes" aparecem nessa "trilogia" (coloco entre parenteses, pois a vendagem do segundo episódio foi tão ruim que cancelaram os outros 3 que deveriam vir também). Muito do jogo se refere a religião e história do nosso mundo, como alguns nomes e situções que trazem de volta passagens "terrestres".

O primeiro episódio: "Der Wille Zur Macht" (A vontade do Poder) realmente foi uma obra de arte, com personagens carismáticos em uma situação de guerra cósmica. O clima tenso e enigmatico que roda entre os persongens prende a sua atenção para tentar desvendar todo o mistério. O Gráfico é lindo, as cores são bem definidas, e apesar das expressões serem limitadas isso dá até uma força a mais ao enredo, além de os cambates terem obtido uma atenção maior, facilmente notada durante a execução dos golpes especiais. A música de Yasunori Mitsuda regendo a orquestra filarmonica de Londres é o toque final de uma obra prima. O único ponto que me impede de não dar nota máxima ao jogo é o combate nos A.G.W.S. (Robôs) que peca nos movimento muito restrito e falta de interação entre si.

O segundo episódio: "Jenseits von Gut und Bose" (Além do Bem e do Mal) foi o início do fracasso. Tudo foi mudado, menos a história que no final provoca uma sensação do jogo estar incompleto e não que ele terá uma continuação. Mudou-se o gráfico que ganhou detalhes e expressões e perdeu carisma; a música que praticamente desapareceu focando mais nos sons ambientes; o sistema de batalhas foi inovado para ser mais interativo e esquecido com relação a beleza do primeiro; As vozes dos personagens (ao qual você cria um afeto pelos personagens e, pela mudança, parece que não são mais eles que estão lá) . O que parece é que não está se jogando o mesmo jogo. Porém o que mais me chamou atenção (para acabar logo com o jogo para não ter que passar por isso por mais tempo) foi a possibilidade de fazer alguns "trabalhos" que são dados por um coelho fofinho e o bonus que ganha por ter terminado o primeiro episódio que são roupas de praia (uma das melhores do jogo para piorar mais, pois vai ter que ficar desfilando se quer ter melhor proteção - ridiculo), em ambos os casos da um ar de leveza e inocencia durante a guerra entre os mundos, o mistério dos personagens e a destruição iminente, não é lindo? Deve ser para que quer jogar "O galinhoChicken Little" talvez, mas para quem gostou do clima tenso do primero, vá se preparando, afinal tem que ver se seu modelito novo combina com a destruição e se está na moda.

O terceiro episódio: "Also Sprach Zarathustra" (Assim falou Zaratustra) mais uma vez promete mudanças (já não sei se isso é bom). A história é a ultima da trilogia com o desfecho e os mistérios revelados. Apesar de dizerem que conseguiram juntar o melhor dos dos primeiros episódios, só saber que vai ter mais minigames já me deixa frustrado (não sei se vou aguentar aquele coelho pentelho de novo). Parece também, que será mais interativa a evolução dos personagens deixando o jogador escolher as perícias que ele terá. O gráfico parece que ficou algo entre os dois primeiros e o sistema de batalha sofrerá algumas modificações também. Só espero que não acrescentem mais persogens desnecessários novamente. Até lá fico na expectativa.

Boa Sorte a todos nós.

http://www.xenosaga.com/ (para quem quiser saber a história do jogo)

Iluminação e sabedoria a todos.

2 Comments:

At 9:52 PM, Blogger crazywolf said...

Eu não acredito! Devo estar bêbado lendo esse blog...

 
At 9:53 AM, Blogger Unknown said...

Apenas uma nota de quem jogou Xenogears E Xenosaga (originais inclusive).
Xenogear eh o Episodio 5, Xenosaga vem ANTES mto mas mto antes mesmo do Xenogears (Coisa de séculos, até milênios)

 

Postar um comentário

<< Home